Saúde Oral

Informação: Saúde oral 2016/17, neste ano letivo a triagem destina-se a alunos nascidos em: 2003/2006/2009.

Para os alunos do JI: aplicação de verniz de fluor 4,5, e 6 anos


Projeto de Educação para a Saúde em Meio Escolar – Saúde Oral


      A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares.
São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.
O projeto SOBE ( Saúde Oral Bibliotecas Escolares) situa-se nesta área de intervenção, tendo como principais objetivos:
• Direcionar as atividades de promoção da leitura, da escrita e da saúde oral para as famílias e para a comunidade;
• Constituir os alunos como elementos catalisadores das mensagens de promoção da saúde para os membros da família;
• Trabalhar, com os alunos, a temática da Saúde Oral nos domínios das competências, atitudes e valores, de forma a integrar as valências específicas do projeto SOBE no quotidiano da escola;
• Suscitar a vontade de os estudantes explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento.

Na passa da 5ª feira dia 23 de outubro, foi realizada uma sessão sobre “ saúde oral”, para os alunos do 1º ano do Centro Escolar de Riachos. As mil cores do sorriso da Maria foi o conto que a professora Felisbela Morgado leu, passando assim a mensagem sobre a importância de manter os dentes sãos e ter um sorriso lindo. A professora Maria do Rosário Caldeirão, distribui os kits de higiene oral (copo, escova de dentes e pasta de dentes) relembrando a importância da higiene oral, nomeadamente a escovagem dos dentes e ida ao dentista para que não houvesse cáries dentárias, mas também referiu como os hábitos de alimentação equilibrada contribuem para ter uns dentes saudáveis.
A distribuição de quase uma centena de kits vai permitir aos alunos a escovagem dos dentes na escola após o almoço.
Com o trabalho realizado com estes alunos recém - chegados ao 1º ciclo foi mais uma vez a escola, promotora de hábitos de vida saudável, pretendendo que esta mensagem seja também passada para os membros das famílias.

Promoção Nacional da Saúde Oral


Projeto de Promoção da Saúde em Meio Escolar - Saúde Oral






A Organização Mundial de Saúde aponta para 2020, metas para a saúde oral que exigem um reforço das ações de promoção da saúde e prevenção das doenças orais e um maior envolvimento dos profissionais de educação e saúde dos serviços públicos e privados.

Neste sentido foi criado o Programa Nacional da Saúde Oral o qual desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolvendo-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam.
Dando cumprimento ao estipulado na Circular Normativa do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral nº 2 / DSPPS/DCVAE datada de 09/01/09, o Agrupamento Artur Gonçalves desenvolveu diversas atividades promotoras da saúde oral com todos os alunos (do Jardim de Infância,1º, 2º e 3º ciclo de escolaridade).
Neste ano letivo 2013/2014 encontra-se a concluir presentemente o projeto de saúde oral com a realização das consultas de higiene oral pela Dra. Carla Duarte e Médicos Dentistas, destinadas aos alunos do Agrupamento Artur Gonçalves nos nascidos em 2000 e 2003.
As consultas de Higiene Oral estão a decorrer na Unidade de Saúde Pública (rua Dr. Pedro Gorjão Maia Salazar) em Torres Novas, com a calendarização de 1 a 11 de julho (dada a conhecer pelos professores titulares das turmas ou diretores de turma).
Os alunos a que foram entregues os cheques dentistas podem realizar a escolha do médico dentista aderente, esta escolha por parte dos pais poderá ser feita através da lista que se encontra no Centro de Saúde, no site www.dgs.pt.
A colaboração prestada na parceria Educação e Saúde tem contribuído para a melhoria da saúde oral das crianças e jovens.

                                                     A professora coordenadora
                                      Maria do Rosário Pereira da Rosa Caldeirão



DA AÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO
NAS RELAÇÕES DE NAMORO












Pesquisar neste blogue