quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

A importância do sono


Leia também o parecer da equipa PES sobre a palestra 

A importância do sono na saúde e no sucesso escolar

A importância do sono na saúde e no sucesso escolar foi o tema da palestra apresentada pela Dra. Ermelinda Júlia, no passado dia 11 de dezembro, na Escola sede do Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves.
Esta foi uma iniciativa do Projeto de Educação para a Saúde (PES) daquele Agrupamento de Escolas e insere-se no projeto de departamento do Pré-escolar, com o título ”Atividade física, higiene e boa alimentação – a arte de um corpo são”.
Direcionada a toda a comunidade educativa, a palestra teve por objetivo sensibilizar para a necessidade de manter bons hábitos sono e o seu impacto na saúde física e mental.
 A Dra. Ermelinda Júlia alertou para os comportamentos reveladores da privação de descanso pelo sono e as suas consequências no dia do dia da criança e do adolescente. A par do processo de desenvolvimento dos ciclos do sono, foram igualmente abordadas problemáticas de saúde a que os pais devem estar atentos e que afetam a qualidade do sono, bem como as suas consequências na aprendizagem e no sucesso escolar. Foi mencionado o facto que as crianças e jovens estão atualmente a dormir menos do que é recomendado e muitos dormem menos do que os seus pais pensam. Dando lugar à discussão alguns pais apontaram o uso do telemóvel que os filhos teimam a ter ligado durante a noite como motivo para o comprometimento de uma boa noite de sono. Mas questionaram o problema face aos adolescentes de como tirar-lhes o telemóvel. Na realidade a mudança dos estilos de vida tanto dos pais como das crianças tem vindo a favorecer a mudança dos hábitos de sono.
Uma criança ou adolescente que não tenha um número de horas recomendadas de sono não só está a comprometer a saúde e o desenvolvimento como também o seu desempenho escolar. A melhor maneira para fazer face a estes comportamentos desajustados do sono é educar e alertar os pais, professores e profissionais de saúde destas crianças e adolescentes das consequências que podem vir a advir quer a curto quer a longo prazo para a sua saúde. Assim, deve-se criar a rotina consistente da hora de dormir e não só de deitar, com calma, evicção de estimulantes e limitação de uso de equipamentos eletrónicos. Promover a saúde também é promover os bons hábitos do sono, pois a insuficiência deste tem uma importância vital na consolidação da memória, nos processos de concentração e abstração e consequentemente no sucesso escolar.



A Equipa do Projeto de Educação para a Saúde

  Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue