sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Sessão Prevenção da Pediculose

Público-alvo- Pais /Família alunos do JI de Escola Básica de Santa Maria
Dia 4 de janeiro de 2016 às 18h
Local sala do refeitório Escola Básica de Santa Maria
 O que é pediculose? É uma doença de pele ocasionada por uma infestação de piolhos, que podem ser encontrados na cabeça, no corpo ou na área genital. O piolho-do-couro-cabeludo (Pediculus humanus capitis), é o agente infecioso responsável pela pediculose.
A pediculose é comum em crianças em fase escolar, sendo que a  sua transmissão ocorre através do contato com pessoa contaminada. Isso pode acontecer na escola, ao brincar com amigos/ colegas , em transportes públicos, entre outros lugares públicos ou na familia.  Pode ser transmitida também através de pentes, bonés, chapéus e fronhas de almofada. Por isso, é fundamental evitar o compartilhamento desses objetos.
O piolho alimenta-se do sangue do hospedeiro e, ao sugá-lo, causa comichão e deixa a região da pele do couro cabeludo irritada. Geralmente, a  i comichão inicia-se atrás da orelha ou na região da nuca. Em casos graves, pode haver infeção do local atingido, sendo necessária uma avaliação médica mais criteriosa.
Para o diagnóstico da pediculose, basta observar o couro cabeludo. Regiões vermelhas e com lesões podem ser indicativos da doença. Algumas vezes, bolinhas lesionadas pelo ato de coçar, com a presença de sangue, podem surgir. Em casos mais graves, podem aparecer locais de pele espessa e escura. A presença de lêndeas, ovos acastanhados dos piolhos, é a comprovação da infestação.

O tratamento da pediculose baseia-se na retirada das lêndeas e morte dos piolhos. É importante  usar produtos farmaceuticos adequados e realizar o tratamento/ prevenção extensiva a toda a familia.
Para a prevenção, é necessário evitar contato com pessoas que estejam infetadas  ou em tratamento.É importante destacar que todos os familiares devem ser tratados. As crianças devem ser orientadas a não compartilhar objetos como pentes, fitas de cabelo, bonés e chapéus. Apesar do que muitos pensam, a doença não está relacionada com a falta de higiene e baixo nível socioeconómico.
Devemos  lembrar que o piolho pode afetar  a parte psicologica ou emocional das crianças /paciente, que se sentem  envergonhadas  perto de outras colegas e outras pessoas. Além disso, stress causado pela infecção- pediculose alem do mau estar que causa,  pode atrapalhar o rendimento em atividades escolares e do trabalho.
Assim, esta sessão dinamizada por técnicos de saúde do Centro de Saúde de Torres Novas, tem por principal objetivo informar sobre a pediculose, prevenir a infeção e ajudar a tratar nas situações de infeção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue